A tecnologia no varejo brasileiro

A tecnologia no varejo brasileiro

Sabemos que a transformação digital está moldando rapidamente todos os setores da economia, e consequentemente a tecnologia no varejo brasileiro está cada vez mais avançada para atender as necessidades dos consumidores, já que os níveis de expectativa de facilidade e conveniência para compras estão cada vez mais elevados.

A onda digital atingiu todas as empresas, independentemente de seu porte! A tecnologia no varejo pode oferecer as empresas diversos diferenciais competitivos em relação ao seus concorrentes. Uma estratégia clara e definida, aliada de ferramentas inovadoras e um bom serviço prestado podem ser decisivas no momento de captar o cliente.

Para acompanhar estas tendencias é preciso utilizar um sistema de gestão completo, que atenda às suas necessidades e particularidades, além de também permitir que você gerencie todas as áreas do seu negócio em uma única plataforma.

Mas afinal, o que a tecnologia no varejo pode fazer pela sua empresa?

Com os softwares de gestão, você pode otimizar todos os aspectos do seu negócio como: gerenciamento de estoque, compras, precificação, definição das políticas comerciais de acordo com a sua necessidade, criar descontos flexíveis no ponto de venda, e outros.

Além disso, é possível atender seus clientes no ponto de venda físico e online, com as soluções de PDV, PDV móvel, aplicativo de vendas mobile, televendas e também utilizar o aplicativo de fidelidade para se relacionar com a base de clientes.

Ao utilizar todas as possibilidades de inovações que citamos anteriormente, você criará para o seu negócio mais oportunidades de venda e entrega para o seu cliente uma experiência de compra diferenciada e com alto valor agregado, para que assim a sua loja possa se manter competitiva em relação aos concorrentes.

Neste artigo vamos explorar de diferentes formas como a tecnologia no varejo pode transformar a gestão da sua empresa. Obviamente, não podemos deixar de levar em consideração que um dos pilares para o sucesso é a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos.

1. Fortaleça a sua base
Embora as vendas online sejam predominantes em alguns setores do varejo, muitas empresas ainda tem como sua principal base o atendimento em lojas físicas. E com o apoio da tecnologia a loja física também pode se beneficiar, através de processos simplificadores e eficientes.
O que de fato os clientes buscam no varejo moderno é a combinação da experiência e a prática de fazer compras pessoalmente com a facilidade e conveniência das compras online. E um sistema de PDV robusto permite isso!

Com uma solução de PDV completa, você pode fornecer ao seu time comercial um arsenal de informações sobre os produtos comercializados em sua loja, utilizar a estratégia de produtos correlatos e substitutos, oferecer descontos flexíveis e acompanhar o histórico de compras do cliente em sua rede.

Utilizar uma solução de ponta também transforma o gerenciamento de equipe em um processo produtivo, ao invés de ser algo subjetivo. Um sistema de vendas ideal, rastreia o desempenho de cada membro de sua equipe, para que você saiba exatamente quais colaboradores geram mais vendas e possuem a melhor performance.

Dê aos seus clientes a experiência de compra que eles esperam.

2. Prepare da forma correta seus canais de venda online:

Muitas empresas acreditam que para alcançar o público online basta subir um site qualquer e começar a realizar vendas de imediato. Mas não bem assim que funciona! Criar uma presença online atualmente, vai muito além de apenas oferecer um site para compras.

É necessário analisar o comportamento do seu publico e de seus concorrentes para criar estratégias de precificação e marketing diferenciadas, já que não necessariamente o preço do produto na loja física será o mesmo da internet. Além disso para permanecer competitivo em relação aos concorrentes do mercado, você precisa oferecer seus produtos e atendimento ao cliente que superem as expectativas.

E é neste momento que utilizar um sistema de gestão abrangente e completo fará toda a diferença em sua operação de entrega.

Um estoque totalmente integrado em seu sistema de gestão fornece a sua empresa a quantidade de produtos que há disponível, para que assim você não corra o risco de vender algo que não está em estoque.

3. Pense no futuro

Embora um sistema seja excelente para otimizar e atender ás necessidades de suas operações, você também deve contar com ele para ajudar a posicionar o seu negócio para o futuro. Através de dados e análises, você pode alinhar e até mesmo antecipar ás tendências do mercado, e isso inclui garantir que seus produtos, preços e estoque sejam otimizados de forma consistente para obter o máximo de retorno possível sobre o investimento.

Nenhum negócio sobrevive se não houver planejamento e acompanhamento de dados, e com a tecnologia no varejo, você poderá realizar análises avançadas sobre a saúde da sua empresa.

Temos como um bom exemplo as tendências de oferta e demanda que mudam constantemente e são influenciadas por diversos fatores, como: sazonalidade, entrada de novos produtos concorrentes ou substitutos, tendencias e ações de marketing.

Conhecer o seu mercado é uma informação poderosa.

Com os dados precisos, o software de gestão pode te mostrar o detalhamento mês a mês de suas métricas de vendas e que informar exatamente como reconfigurar o estoque e otimizar os preços, e assim através da análise de tendências, você pode estar melhor preparado para as mudanças.

Conclusão:

Por fim, podemos perceber algumas coisas incríveis que a tecnologia no varejo pode oferecer para sua empresa (e isso é apenas a ponta do iceberg)! E a Procfit pode te ajudar a desfrutar desses benefícios através das soluções inovadoras que oferecemos para o varejo brasileiro!

Deseja saber mais informações? Fale com nossos executivos e confira os benefícios.

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