Quais os benefícios do WMS?

Quais os benefícios do WMS?

Nos dias de hoje com o avanço da competitividade entre as empresas, o investimento em novas tecnologias torna-se algo indispensável para empresas que buscam de forma constante alcançar a excelência e se destacar entre seus concorrentes.

Gestores de sucesso buscam soluções e alternativas para melhorarem seus processos, ampliarem a sua capacidade de analisar dados e consequentemente facilitar a gestão de suas operações. E este cenário está acontecendo cada vez mais forte na área de operações logísticas.

Você como tomador de decisões na sua empresa, precisa garantir que os benefícios de cada investimento realizado superem os custos, e isso todos fazem. Mas você já tirou um tempo para olhar além do custo e ver o retorno de benefícios?

Neste artigo vamos apresentar para você alguns dos benefícios que a implementação de um WMS pode trazer para o seu negócio.

Redução do espaço utilizado e de despesas operacionais:

Um sistema de WMS te apoia na otimização do fluxo do armazém, através de análises e sugestões de melhor uso do espaço de acordo com as características do seu produto e com seu estoque.

Durante a implantação do WMS, a análise da planta do seu armazém é necessária para determinar como o espaço pode ser melhor utilizado, reduzindo assim o desperdício de posições para alocação e de tempo para localizar o produto.

Isso também diminuirá o custo operacional causado pelo excesso de movimentação dos produtos e alocação lentas, ao considerar os melhores locais para armazenar produtos, bem como materiais ou equipamentos, um armazém pode reduzir suas despesas operacionais.

Além disso a solução WMS também pode ajudar a manter a rotatividade dos produtos com mais eficiência através das práticas FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) ou FEFO (primeiro a vencer, primeiro a sair).  Independente da regra que você utilizar, o WMS pode te ajudar a otimizar as alocações dos seus produtos.

Lembre-se que ao buscar uma solução de WMS no mercado, priorize ferramentas que operem com abrangência e flexibilidade.

Visibilidade de estoque:

O uso do WMS fornece uma visibilidade clara do nível de estoque de forma precisa e em tempo real, permitindo que os gestores tenham mais segurança durante a estimativa de produtos a serem distribuídos ou comercializados.

Muitas soluções de automação de WMS possuem a possibilidade de utilizar a localização através de RFID e outros métodos de rastreamento, o que garante uma melhor visibilidade da localização da mercadoria, reduzindo a possibilidade de produtos serem esquecidos, perdidos ou extraviados dentro do centro de distribuição.

Não podemos esquecer que o WMS trabalha em conjunto com o ERP da sua empresa através das funções de planejamento de compras, compartilhando informações precisas sobre o giro e desempenho de cada produto ou categoria. Vale lembrar que a demanda e a sazonalidade dos produtos são refletidas a medida que os itens são transacionados e informações são trocadas, dando aos compradores dados confiáveis para poderem tomar decisões mais assertivas durante o planejamento de compras.

Rastreabilidade:

Como citamos brevemente no item 2, muitas soluções de WMS utilizam a tecnologia de RFID ou outros métodos de localização para melhorar a visibilidade da mercadoria. Mas a rastreabilidade das mercadorias vai um pouco além de apenas utilizar métodos de localização com etiquetas inteligentes.

Para que você garanta da melhor forma a rastreabilidade dos produtos dentro do seu armazém é necessário que você utilize um sistema de WMS que te apoie no momento da organização da numeração de lotes e séries, e até mesmo por validade quando falamos em armazenagem de bens não duráveis.

Quando você utiliza o seu WMS da melhor forma atrelado aos seus processos de forma coerente, você passa a reduzir procedimentos redundantes, agilizar a alocação de produtos e deixa de correr o risco de produtos com a validade mais próxima vencerem.

Otimização de toda cadeia de suprimento:

Sabemos que ao implementar um sistema de WMS a otimização da operação interna dos processos começa a aparecer gradualmente, e se estende por toda a cadeia de suprimento do centro de distribuição, simplificando desde o processo de recebimento até a separação para distribuição.

No caso do processo de recebimento quando otimizado, acontece uma melhor organização das docas para descarga de mercadoria, a conferência entre pedido x nota fiscal x mercadoria se torna mais ágil e com menor riscos de erros. Consequentemente a velocidade do procedimento traz uma melhor organização e relação entre parceiros comerciais, evitando tipos de estresse muitas vezes comuns como lentidão para descarregar e conferir os pedidos.

Não podemos deixar de citar que quando a separação e a expedição passam por um aumento de eficiência, o relacionamento entre a sua empresa e os clientes se torna cada vez melhor, já que os prazos passam a ser cumpridos de forma mais assertiva ou até mesmo com um menor SLA.

Ficou interessado em saber outros benefícios do WMS e como ele pode ajudar a sua empresa a melhorar suas operações logísticas? A PROCFIT tem a solução certa para te ajudar, fale com um de nossos especialistas para saber mais. Clique aqui!

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Copyright © 2021

Procfit Gestão Orientada a Processos LTDA

Fale com o comercial

0800 772 8559

(13) 3877-0770

(13) 99684-6295

contato@procfit.com.br