O PDV do Futuro: O que está acontecendo com o ponto de venda no varejo?

O PDV do Futuro: O que está acontecendo com o ponto de venda no varejo?

Apesar da crescente expansão do varejo online, a experiencia no ponto de venda no varejo brasileiro continua sendo extremamente importante, já que ao entrar na loja física o cliente busca testar e experimentar produtos, buscar novidades e também ter uma abordagem de compra personalizada.

Nos últimos anos, podemos perceber uma grande evolução nos sistemas de PDV (ponto de venda), que deixaram de ser apenas um software que registra as informações de venda e se transformaram em um braço de apoio para entregar valor ao cliente final. Através de funcionalidades que são desenvolvidas a cada dia, o PDV do futuro se torna mais próximo do cliente, criando diversas possibilidades de ponto de contato entre vendedor e consumidor, e assim impulsionando as experiências de compra.

A cada dia estamos vivenciado as empresas de sucesso investirem em tecnologias inovadoras para atrair a atenção do público e assim conseguirem extrair o máximo de informações possível.

Neste artigo vamos apresentar 4 pontos de evolução do ponto de venda nas empresas:

1. Canal de compras no próprio dispositivo móvel do cliente:

Executar uma solução de automação comercial em computadores nas lojas já é algo comum há muitos anos, mas este modelo tradicional pode gerar filas e espera para o atendimento do cliente, que a cada dia está com mais pressa e buscando cada vez mais comodidade e conveniência para suas compras.

Alguns gestores inovadores já implementaram soluções de aplicativos de venda mobile, como o Compre Fácil, para que o cliente possa realizar o seu pedido de forma veloz. Em alguns casos, a solução pode oferecer a possibilidade de pagar e retirar os produtos em loja ou recebe-los no local desejado.

1. PDV Móvel:

Outro tipo de tecnologia que está se tornando cada vez mais comum é a utilização de terminais móveis.

Muitas empresas já utilizam softwares de venda que funcionam em tablets e celulares, mas poucos conhecem a tecnologia das maquinas de cartão e terminal PDV como a GPOS700.

Empresas que buscam alavancar seu diferencial competitivo, já utilizam a solução de PDV Móvel atrelado ao terminal que citamos anteriormente, pois o mesmo permite que o vendedor faça todo o processo de venda e recebimento em um único dispositivo, evitando assim que o cliente precise se deslocar para outra região da loja e enfrente uma fila apenas para pagamento e finalização da compra.

2. Personalização do atendimento:

A personalização do atendimento ao cliente tem se tornado uma exigência cada vez mais comum entre os consumidores no varejo online e físico. Para isso é necessário que o sistema de PDV faça sugestões de ofertas, descontos, promoções e produtos que sejam relevantes com o perfil de compra.

Atualmente os softwares de automação comercial, podem ajudar o seu time de vendas a alavancar o valor agregado da venda, já que ao informar os dados de identificação do cliente (muitas vezes utilizado como chave o CPF), o sistema traz as informações do histórico de compras e sugere produtos correlatos e substitutos que são relevantes.

3. Pagamentos sem contato:

A crise causada pela pandemia de Covid-19, de fato, acelerou a adoção e desenvolvimento de tecnologias sem contato. O pagamento por aproximação tem se tornado algo cada vez mais comum entre a maioria dos consumidores, e consequentemente o uso de moedas e notas decaiu consideravelmente.

Para adotar esta modalidade , é necessário realizar o investimento em pin pads que possuam a tecnologia de pagamento por aproximação. Verifique se o seu software de ponto de venda possui parceiros de solução TEF e adquirencia para facilitar a negociação.

Por fim, podemos perceber que temos que ter em mente que o objetivo destes avanços inovadores é tornar a compra de produtos mais fácil e rápida, para que o timing do cliente seja aproveitado ao máximo.

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