Como desenvolver um roteiro de personalização de marketing no varejo em 5 etapas

Como desenvolver um roteiro de personalização de marketing no varejo em 5 etapas

Sabemos que manter o marketing no varejo brasileiro em alto nível é um desafio constante para todas as empresas, já que o consumidor moderno está cada vez mais exigente em relação ao atendimento personalizado e experiência de compra. 

Felizmente, desenvolver um plano de marketing personalizado não significa necessariamente investir em soluções caras imediatamente. 

Neste artigo, nós preparamos 5 etapas alcançáveis para desenvolver um roteiro de personalização de marketing de varejo que aumentará sua lucratividade, ajudando você a definir seus objetivos de personalização de atendimento, prazos e líderes. 

1. Entenda por onde você está começando, defina para onde você está indo:

Compreender a situação atual da personalização do marketing em sua organização é importante para definir seus objetivos de crescimento. Portanto, a criação de um roteiro eficiente começa com algumas perguntas muito importantes! Embora algumas perguntas do seu roteiro devam ser exclusivas do seu negócio, preparamos algumas sugestões: 

  • Como é a experiência atual para os clientes? Como eles desejam que seja? 
  • Onde nesta experiência de compra há espaço para personalização? 
  • Como seus processos e plataformas existentes ajudam sua organização a alcançar a personalização – e como eles o impedem? 
  • Quais de suas metas de negócios terão impacto aprimorado na personalização de marketing no varejo? 

Para captar as respostas dessas perguntas, você pode montar grupos focais formados por clientes existentes, pessoas em seu público ideal e, claro, sua própria equipe de marketing e sucesso do cliente. Usando as respostas coletadas, você poderá entender como realmente está o seu cenário atual e definir metas bem informadas para sua nova e aprimorada estratégia de personalização de marketing de varejo. 

2. Priorize essas metas de personalização recém-criadas: 

Com seus objetivos decididos de forma clara, é hora de organizar a ordem em que você vai lidar com cada um. 

Se você não tem certeza por onde começar, aqui estão duas perguntas que podem ajudá-lo a priorizar metas com sucesso: 

  • O que você pode alcançar agora adquirindo novos recursos? (Temos como por exemplo a criação aplicativo de fidelidade ou contratação de novas tecnologias) 
  • Quais tarefas terão o impacto mais visível e positivo em sua organização em curto, médio e longo prazo? 

Depois de priorizar as metas, faça o desdobramento das atividades para começar a organizar o seu cronograma de execução. 

 3. Nomear responsáveis pelas atividades: 

Quando uma tarefa se torna tarefa de todos, inevitavelmente acaba sendo tarefa de ninguém! Não deixe que esse cenário caia sobre suas metas e impacte o marketing da sua empresa. Este é o momento de começar a delegar e acompanhar as atividades que foram detalhadas no item anterior. 

4. Mergulhe em uma linha do tempo detalhada: 

O desenvolvimento de um cronograma para obter uma personalização aprimorada do marketing no varejo vai além de simplesmente rabiscar uma data de lançamento em seu calendário. 

Criar uma linha do tempo que realmente impulsione o projeto para frente significa mergulhar fundo em cada investimento monetário, cada novo investimento de tecnologia e cada pedaço de suporte de que você precisa para atingir cada objetivo – e o projeto geral – na linha de chegada. 

5. Apresente a proposta para as partes interessadas: 

Com o seu plano de personalização montado em um cronograma bem definido, prepare-se para abordar todos os envolvidos. 

Para defender adequadamente sua proposta de estratégia de marketing no varejo, você precisará apresentar todas as informações necessárias aos decisores e envolvidos para garantir a melhor execução possível. 

 

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