A importância do WMS para a eficiência e a vantagem competitiva da sua empresa

Atualmente, por conta da complexidade das operações logísticas em meio ao novo formato de vendas pela internet, os depósitos e armazéns têm sentido a necessidade de possuir um sistema que consiga organizar e otimizar suas demandas de forma eficaz. Gerenciar estoque, controlar inventário, e rastrear mercadorias, por exemplo, podem parecer atividades complicadas a serem executadas com êxito ao longo do cotidiano atarefado. Por isso, o WMS tornou-se uma solução tecnológica indispensável quando o assunto é melhorar a eficiência operacional e, consequentemente, tornar a experiência do seu cliente ainda mais prazerosa.

WMS como válvula de escape: O aumento da eficiência gera a visibilidade no mercado

Diante da enxurrada de exigências do consumidor 4.0 e do novo formato de compras online, percebe-se que boa parte dessa necessidade em inovação teve início com o constante crescimento da concorrência entre as empresas, onde todas desejam a mesma coisa: a atenção do cliente. Em meio a milhares de opções, a intenção do vendedor agora é mais do que nunca se sobressair no mercado para atender às expectativas de seus consumidores, tornando-os clientes fiéis à sua marca. Mas o que fazer quando o concorrente está em posição de destaque? Onde ele está acertando e você errando?

Fato é que, talvez esse “erro” possa estar vinculado a algum atraso em processos ou até mesmo à falta de eficiência no gerenciamento do seu centro de distribuição. Dentre as diversas funcionalidades do WMS, algumas delas tem o poder de gerar ótimos resultados a partir do controle e monitoramento de atividades, tornando o cotidiano mais produtivo e impressionando o seu cliente ao passo que lhe oferece mais que o esperado. Por isso, confira agora mesmo 3 formas de assumir vantagem no mercado através do seu WMS estruturado!

3 formas de alavancar sua vantagem competitiva com o WMS

  1. Aumente sua produtividade: Embora pareça um pouco óbvio, o WMS é capaz de automatizar muitas atividades e otimizar diversos processos do armazém, desde o recebimento da mercadoria até a separação e expedição de mercadorias. Tarefas como o gerenciamento e o controle de estoque, por exemplo, tornam-se mais simples a partir do uso dessa tecnologia e evitam a necessidade do serviço manual, contribuindo para a agilidade no cotidiano dentro do seu armazém. Além disso, o WMS oferece ainda o acesso em tempo real às informações sobre estoque, localização dos produtos, separação e expedição dos pedidos, tornando o dia a dia dos operadores mais fácil e prático ao otimizar o tempo gasto em atividades desnecessárias.

 

  1. Reduza custos: A redução de custos acontece a partir do WMS quando ao invés de mão de obra, utiliza-se das ferramentas do sistema para gerenciar e organizar as demandas no cotidiano. Com isso, é possível fazer investimentos em treinamentos e preparo dos funcionários, melhorando a qualidade do serviço oferecido e reduzindo o risco de possíveis erros. Além disso, a redução de custos pode levar a uma maior lucratividade para a empresa, já que a preferência dos clientes é sempre pelo serviço mais qualificado, sendo ele o resultado da eficiência operacional a partir do uso do WMS.

  1. Ofereça a melhor experiência ao seu cliente: Por fim, a eficiência adquirida através do WMS pode tornar o cotidiano do seu armazém ainda mais ágil e focado em bons resultados como o processamento rápido, maior desempenho, e principalmente a melhoria na precisão de entregas do pedido para o cliente! Com o WMS funcionando de forma eficiente, é possível aumentar a velocidade de envio dos pedidos e, consequentemente, gerar uma melhoria significativa no tempo de entrega, permitindo ainda que o cliente tenha acesso ao rastreamento de seu pedido. Vale lembrar que o prazo de entrega é o fator que mais causa dúvida no cliente ao decidir realizar uma compra pela internet, já que ao contrário da loja física, o produto não chega instantaneamente em sua casa. Por isso, o WMS se mostra como uma ferramenta extremamente necessária para agilizar processos internos no armazém diminuindo o risco de erros e garantindo o bom andamento do pedido para o cliente.

 

Percebe o quanto o WMS é uma ferramenta essencial e que pode mudar o rumo do seu negócio?  Temos certeza de que esse é o pontapé inicial que fará total diferença no cotidiano da sua empresa, assim como já tem gerado sucesso com muitos de nossos clientes!

A Procfit possui uma solução de WMS especializada para atender varejistas e distribuidores que necessitam de eficiência e controle em suas operações, clique aqui e saiba mais!

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Copyright © 2021

Procfit Gestão Orientada a Processos LTDA

Fale com o comercial

0800 772 8559

(13) 3877-0770

(13) 99684-6295

contato@procfit.com.br