4 erros comuns no processo ominichannel e como evita-los

A chegada da pandemia em 2020 gerou muitas mudanças no setor varejista, fazendo com que o volume de compras online obtivessem um salto significante.

Apesar do grande destaque do varejo digital ao longo deste período, muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas devido as experiências proporcionadas, mas isso não significa que deixarão de lado todos os hábitos de compra adquiridos durante os últimos meses já que a compra com empresas ominichannel é extremamente conveniente.

O poder que o consumidor possui de comprar, receber e devolver mercadorias de praticamente qualquer lugar, resultam em um acelerador para as empresas se adaptarem ao ominichannel. E é a partir deste momento que gestores de sucesso não podem olhar para trás para tentar retomar o varejo tradicional.

Possui processos competentes de ominichannel não é mais um diferencial, mas sim um requisito de sobrevivência entre seus concorrentes, e para isso é necessário tomar alguns cuidados. É por isso, que neste artigo vamos citar 4 erros comuns que você, gestor de sucesso, deve evitar.

1. Tentar utilizar processos obsoletos:

Comer sopa com um garfo parece algo inviável, assim como tentar gerenciar o varejo ominichannel usando processos, sistemas e estratégias que foram construídos de forma arcaica.

Para isso, é necessário realizar o mapeamento de todos os processos e estratégias da empresa e buscar desenvolver melhorias para atender o cliente com a mesma qualidade independente do canal de compra escolhido.

Esses insights captados após o mapeamento de processos e estratégias, informarão os investimentos em tecnologia e as mudanças que você precisará fazer com gestor.

2. Ausência de conhecimento e apoio da equipe

Desde o inicio do desenvolvimento da sua estratégia de adaptação ao ominichannel é preciso obter apoio de todos os gestores da empresa, já que você precisará do trabalho em equipe de todas as áreas para que as operações que possuam contato com o cliente sejam fluídas e continuas.

Faça uma reunião de alinhamento com os gestores das demais áreas e demonstre os benefícios e diferenciais competitivos que a estratégia ominichannel pode oferecer para o negócio.

Além disso, alinhe com a área de Recursos Humanos uma estratégia de capacitação e treinamento da equipe de vendas e operações para que todos passem a entender a visão da empresa em relação as novas estratégias definidas. Este ponto pode ser vital para o sucesso da estratégia!

3. Falha ao medir o retorno do investimento

Infelizmente é comum algumas empresas não conseguirem responder a uma simples pergunta: “Nossa estratégia ominichannel é lucrativa?”. Apesar de realizarem um excelente trabalho para desenvolver estratégias e concluir a implementação de tecnologias de ponta, ficam pontos de interrogação no final.

É fundamental medir o desempenho financeiro de sua estratégia ominichannel para quantificar aumentos de rentabilidade, identificar oportunidades de melhoria e captar possíveis falhas que impactam diretamente nas vendas. Para isso é preciso entender se o sistema de gestão utilizado permite a visualização correta das informações com o máximo de riqueza de detalhes possível.

4. Deficiência na gestão de estoque:

Conseguir realizar uma gestão de estoque eficiente é um ponto absolutamente crítico para o sucesso, já que com diversos canais de compra e atendimento captando pedidos a ruptura pode se tornar uma dor de cabeça.

Para isso é necessário realizar investimento em sistemas que forneçam uma visão completa e em tempo real do estoque de todas as lojas físicas e virtuais, além de possuir uma boa tecnologia para serem otimizados, atualizados e customizados de acordo com seus processos operacionais.

Esses problemas de ominichannel parecem familiares para você? Talvez existam desafios adicionais que você esteja lutando para superar.

De qualquer forma, agora é a hora de começar a otimizar sua estratégia, sistemas e processos para o sucesso da estratégia ominichannel de longo prazo. Os varejistas que já o fizeram estão dominando o mercado e estão ampliando sua liderança a cada venda.

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