A atual guerra de preços causada entre grandes redes varejistas, criou a impressão de que só é possível o competir no mercado quando se iguala o preço com os gigantes do segmento. No entanto, ter essa correspondência de preço pode não ser possível para varejistas que possuem um menor volume de compra.
Mesmo quando há o oferecimento de valor agregado a compra como: serviço personalizado, localização privilegiada e outros atrativos, os clientes ainda assim exigem pelo menos uma pequena competitividade no preço. E a principal pergunta é: como você pode fazer isso?
Fazer gestão do seu negócio por margens fornece de forma organizada e mensurável a possibilidade de definição de preços competitivos, visando o aumento de receita, fidelização de clientes e manutenção de lucro.
É importante dar aos clientes a percepção de preços baixos e serviços agregados, construindo uma imagem de que sempre haverá boas ofertas disponíveis, cinco exemplos de estratégias bem-sucedidas são:
Varejistas de pequeno e médio porte têm dificuldade de aproveitar bem das estratégias citadas anteriormente e as vezes não conseguem manter o sentimento de preços baixos e grandes descontos promocionais. Um dos pilares para o sucesso é escolher da forma correta quais itens podem ser utilizados como iscas.
Uma nova tendência de melhor aproveitando na balança: descontos, promoções e comunicação são os aplicativos de fidelidade. Os aplicativos estão formando uma ótima estratégia de alavancagem de vendas e retenção de clientes uma vez que através deles é possível se comunicar com seu cliente onde quer que ele esteja, e não necessariamente dentro da loja. A utilização de aplicativos de fidelidade como estratégia tem se tornado cada vez mais comum entre as redes de varejo, pois mantem a sua marca em contato constante com o cliente, através do envio de push, SMS e e-mail marketing com os propósitos de trazer o cliente novamente para loja, ou fazer com que ele tenha uma experiência multicanal, comprando o produto desejado pelo aplicativo e recebendo na comodidade da casa dele.
Para que tenha um efeito positivo sobre a sua base de clientes e não gere queda de lucro é necessário se atentar em algumas práticas executadas por grandes redes de varejo:
Tão importante quanto fazer as ações é realizar o acompanhamento regular das métricas apresentadas durante as campanhas, promoções, descontos, pois somente assim é possível desenhar estratégias futuras com maior assertividade, mas lembre-se que para obter informações verdadeiras e abrangentes é necessário utilizar um bom sistema comercial. Você deve se manter atento se o seu sistema atual possui:
Deseja saber mais sobre como esses sistemas de gestão podem aprimorar os processos do seu negócio? Então, assine nossa newsletter e receba esse conteúdo direto na sua caixa de entrada.
0800 772 8559
(13) 3877-0770
(13) 99684-6295
contato@procfit.com.br
Fale com nosso time!