Com uma boa frequência observamos que as áreas de Compras e Logística de uma mesma empresa parecem trabalhar em sentidos opostos, mas na verdade elas estão tentando entregar o que é de fato esperado de cada uma delas.
Por um lado, está a área de Compras com a missão de adquirir produtos certos, com a qualidade certa, no melhor tempo, com o melhor preço, sem se esquecer da margem, sortimento, e níveis ideais de estoque. Do outro lado, a Logística com a missão de receber os produtos adquiridos no menor tempo possível, armazenar (quando não for uma operação crossdocking), respeitando conceitos de validade, separar e enviar os produtos para as lojas, tudo isso com os menores índices de erros possíveis para que o inventário da empresa não seja uma surpresa e os cálculos de compras não sejam afetados.
O sentimento de trabalhar na “contramão” é devido a dependência que estas áreas têm uma da outra versus o nível de serviço que é esperado de cada área individualmente pela empresa, por exemplo, como aumento a capacidade de recebimento da minha empresa, se não há um processo de validação prévio de notas fiscais ao ponto de antever problemas que ocasionam ocupação indevida nas docas de entrada?
Partindo deste contexto, o propósito deste artigo é elencar os principais pontos que se bem observados melhoram os processos de Compras e Distribuição de sua empresa e a sinergia entre as áreas, melhorando em conjunto os resultados da empresa.
Importante evidenciar um dado de mercado relevante: Segundo dados do IDC mais de 55% das empresas nacionais operam com algum tipo de sistema ERP, ou seja, não estamos falando somente de boas práticas, mas também de regras de validação que compõe boa parte dos sistemas ERP. Vamos aos pontos e suas explicações:
Principais pontos
A cadeia de abastecimento é um dos principais pilares de qualquer empresa varejista independente do seu porte, e quando bem gerenciada traz resultados positivos e impulsionadores, além disso, reflexos positivos junto a clientes e fornecedores trazendo confiabilidade e segurança.
Graduado em administração de empresa, MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE-USP-RP, MBA em Marketing também pela FUNDACE-USP-RP e MBA em Sistemas de Informação FIAP-SP, com 26 anos de experiência atuando inicialmente como analista de sistema no desenvolvimento de softwares empresariais na Companhia Açucareira São Geraldo S/A, Omega Sistemas Ltda, Usina Mandu S/A e posteriormente como consultor de implantação de sistemas e gestão empresarial. Atualmente é CEO da PROCFIT focado no planejamento estratégico e desenvolvimento de produtos.
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Marcelo Guidugli