Saiba como otimizar o gerenciamento de estoque da sua empresa

Saiba como otimizar o gerenciamento de estoque da sua empresa

Independentemente se a empresa é pequena, média ou grande, todos precisam realizar a gestão de estoque. Entre as vantagens desse controle estão o aumento da produtividade, otimização dos custos, levantamento de informações como curva ABC e rapidez na preparação de envio dos produtos.

O intuito do armazenamento é manter continuamente os níveis ideais de mercadorias para o seu negócio. Ou seja, estamos tratando de fatores como tempo de reposição, custos de manutenção de estoques, previsão de entrada e saída, avaliação e visibilidade de inventário, planejamento de custos e do espaço físico disponível, controles de qualidade, previsão de demanda, entre outros.

Não monitorar adequadamente suas mercadorias pode facilitar roubos e desvios na sua empresa. O sistema caótico e a falta de padronização dos itens podem ocasionar na compra de itens em duplicidade, resultando em prejuízo para a sua companhia.

Planejar e organizar o estoque são medidas indispensáveis

A organização é a base para a eficiência no controle de mercadorias e o planejamento passa pela catalogação dos produtos, elaboração do layout (respeitando a rotatividade, os cuidados com armazenamento e o custo) além da inserção de etiquetas inteligentes para registro com leitores ópticos ou RFID, identificação por radiofrequência.

A delimitação e cálculo de previsão do estoque mínimo e o ponto de pedido também devem ser delineados. O objetivo do planejamento é reduzir a imprevisibilidade do mercado, minimizar os custos, aumentar a disponibilidade de caixa e ampliar a produtividade, não contemplando ajuste de precificação.

Classifique as mercadorias da sua empresa

Fator preponderante no sucesso do gerenciamento de estoque, a classificação aglutina as mercadorias por família/seção, facilitando a localização dos produtos no sistema e também na busca física.

Por meio de um sistema de busca, é possível chegar ao produto exato que se está procurando, com o respectivo código, conhecendo também as opções que a empresa oferece aos clientes em termos de preço e marca, além de permitir identificá-lo em seu local de armazenamento em segundos.

Ao classificar seus produtos em seções e famílias sua empresa terá diversos benefícios, como a facilidade para localizar mercadorias no sistema, agilidade na reutilização de itens similares e a emissão de relatórios consolidados.

Monitore prazos e estude a sazonalidade dos produtos

Entre os principais cuidados necessários para a excelência do estoque da sua empresa está a reposição rápida de produtos. É fundamental repor com agilidade todas as mercadorias da sua empresa, especialmente aqueles de maior saída que são constantemente procurados pelos consumidores e essenciais para a sua empresa.

Os produtos têm fluxos diferentes, que dependem de diversos fatores, entre eles, a sazonalidade. Não é preciso conhecer o setor varejista para saber que existem lojas que possuem maior saída de casacos e jaquetas nos meses de inverno, sendo substituídas na preferência das consumidoras pelas camisetas de manga curta ou regata, nos meses seguintes. Ao colocar todas as medidas descritas em prática, sua empresa terá um estoque otimizado e capaz de acompanhar com eficiência e eficácia o crescimento da sua organização.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Copyright © 2021

Procfit Gestão Orientada a Processos LTDA

Fale com o comercial

0800 772 8559

(13) 3877-0770

(13) 99684-6295

contato@procfit.com.br