Por que as empresas têm dificuldade de mudar sua forma de gestão?

Por que as empresas têm dificuldade de mudar sua forma de gestão?

Um dos grandes desafios do mundo corporativo é otimizar a forma de lidar com a gestão da empresa, no entanto, executa ainda insistem a práticas obsoletas de gestão que fazem parte do século passado. 

Embora a famosa frase “time que está ganhando não se mexe” seja totalmente coerente com a situação caso a gestão esteja dando resultados positivos, não podemos ignorar que o mercado se transforma e forma drástica e rápida, e consequentemente as empresas que possuem uma visão mais a frente entenderam a necessidade de rever seus processos internos, tecnologias de gestão e estratégias. 

Atualmente precisamos entender que o mercado está cada vez mais voltado para a estratégia customer centric, a qual coloca o cliente como prioridade afim de obter maiores lucros, através de uma melhor experiência de compra e consequentemente também fidelizar a base. 

Claro que não podemos deixar de citar que o consumidor moderno entende que seu tempo está cada vez mais valioso e escasso, obrigando assim as empresas a serem velozes para entregar seus produtos e serviços com a qualidade esperada. Vale ressaltar que este mesmo consumidor, está cada vez mais crítico com os produtos e serviços recebidos, já que quando as expectativas não são cumpridas, realizam as devoluções e realizam reclamações, em sites como Reclame Aqui! 

Neste artigo vamos citar alguns motivos que podem estar impedindo a sua empresa de evoluir com a gestão e impedindo de ter maiores e melhores resultados. 

  • A transição é um trabalho árduo: 

Sabemos que qualquer tipo de mudança em nossos processos e rotinas causam um desconforto devido a nossa necessidade básica de nos mantermos na zona de conforto, e isso pode ser um dos principais itens que atrapalhem as mudanças. 

Por mais doloroso que seja o momento de transição de mudanças, elas são necessárias para que a empresa continue acompanhando as alterações que o mercado sofre de forma recorrente. 

  • Revisão dos objetivos e metas: 

Muitos gestores acreditam que os objetivos e metas de uma empresa devem ser definidos ao final de um ano anterior e não devem ser acompanhados e nem alterados ao longo do ano seguinte, no entanto, outros gestores optam por realizar a revisão de suas estratégias periodicamente, impactando diretamente em sua forma de lidar com a gestão. 

A revisão constante de objetivos e metas, entra diretamente em como a empresa lida com a sua gestão de resultados, e consequentemente no resultado final também. 

O objetivo de uma empresa deve ser criar fluxos contínuos e processos que sejam voltados a criar e agregar valor a clientes e usuários. E isso requer da empresa uma estrutura de trabalho diferente, que busca capacitar o colaborador para que ele esteja totalmente alinhado com a estratégia da empresa e preparado para atuar em caso de mudanças. 

  • Pequenos experimentos de mudança que não vingam: 

Uma estratégia muito comum nas empresas é iniciar uma mudança ou um novo experimento com um pequeno grupo de pessoas ou uma determinada área, criando assim um “piloto”.  

No entanto, há casos que o piloto apresenta necessidade de correções e ajustes, e ao invés do experimento ser revisado ou alterado, ele é simplesmente descartado e não é informado aos steakeholders. 

Este tipo de ação eliminatória com ausência de comunicação pode ser impactante no processo de novas ideias e mudanças na empresa. O piloto deve ser conduzido com total transparência aos envolvidos no processo. 

Lembre-se de sempre experimentar novas ideias de mudanças na empresa. O piloto deve ser conduzido de forma realista e analítica com a realidade do negócio, e ser ajustado conforme a necessidade.  

Caso realmente veja que não faz sentido este experimento para determinada área ou grupo, basta começar novamente do zero e buscar novas soluções. Não fique estagnado! 

A Procfit possui soluções que apoiam as empresas no momento de transição e manutenção de novas formas de gestão! Fale com nosso time comercial e saiba mais.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Copyright © 2021

Procfit Gestão Orientada a Processos LTDA

Fale com o comercial

0800 772 8559

(13) 3877-0770

(13) 99684-6295

contato@procfit.com.br